Devocional 11 - Além da superfície




“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:21)

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23)

Diante de uma febre alta, nossa reação é tomarmos um medicamento antitérmico. Depois de tomarmos, sentimos a temperatura do corpo normalizar. Se ela não volta, tomamos outro comprimido na esperança de que tudo se normalize. Mas podemos cometer um erro de estratégia na luta contra a enfermidade: esquecer de analisar a causa da febre. A febre é somente uma consequência, um aviso de que algo está fora do normal. Atacá-la somente é gastar tempo, energia e dinheiro, pois o problema não é a temperatura elevada, mas sim uma provável infecção interna.

Assim também ocorre quando lutamos contra a impureza sexual em nossas vidas. Gastamos muita energia (quando gastamos) atacando consequências e não causas. Tentamos a todo custo elimitar a pornografia, a masturbação, a sedução, a transa fora do casamento, mas o problema não está na superfície. Práticas sexuais ilícitas apenas revelam a sujeira (impureza) que instalou-se no coração. A raiz da sensualidade não reside em nossos membros, mas no coração.

Por isso Deus é tão preocupado com nossos corações. Nele (coração), nasce sentimentos e anseios corrompidos. Nosso coração é enganoso e inclinado a nos colocar em armadilhas. Entorpecidos por sentimentos como rejeição, raiva, injustiça, abandono e frustração possibilitamos o surgimento de uma incrível necessidade de prazer para afogar a realidade. Diante de momentos assim fazemos uso do "tudo me é permito", nos esquecendo do "nada me domine" (1 Coríntios 6:12).

A boa notícia é que nosso coração é fortemente influenciável. Então, vamos usar essa característica a nosso favor. A dica é: mesmo que você não sinta, mesmo que não esteja muito a fim de fazer o que agrada a Deus, mas se acredita em Sua verdade e a quer para sua vida, então diga em voz alta, alimente-se da Palavra de Deus, repita os princípios... Assim seu coração será influenciado.
Chega de perder tempo tratando sintomas. Na luta a favor da pureza sexual, invista suas forças nas verdadeiras causas. Pense no que tem te levado a desejos impuros. Converse com um mentor em busca de apoio e opinião. Vá além da superfície... Mergulhe!

por Jones Brandão em 18/11/2010

VÍDEOS