Devocional 13 - Fuja!



“Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Popularmente, quem foge é bandido ou covarde, porém, na lógica divina temos a inteligente e saudável recomendação de nos mantermos sensíveis e atentos àquilo que representa "desejos malignos". Chamados assim, tanto por serem maus como por terem origem no Maligno, aquele encarregado de nos fazer tropeçar, oferecendo um prazer menor e letal, se comparado com o que Deus preparou para cada um de nós.

Fugir significa admitir que não somos fortes para lutar sozinhos contra os apelos da sensualidade, significa que fraquejamos quando estamos expostos por algum tempo a um tipo de insinuação que objetiva "ficar" ou "trair" sem compromisso, sem problema e sem maiores consequências - algo parecido com o "Tudo isso te darei se prostrado me adorares".

Desejo não é errado, mas desejo maligno sim. Aquele desejo que de cara quebra o mandamento divino, a regra dos bons costumes, a recomendação paterna e os limites do outro, só pode ser de origem maligna e consequentemente trará prejuízos aos que nele (desejo) confiam. Fugir desses desejos passa a ser um ato de reconhecimento da fragilidade e uma busca de refúgio e força em Cristo para resistir.

A boa notícia é que não estamos sós, há um exército de Deus formado por homens e mulheres, jovens e adolescentes que seguem a justiça (praticando o que é justo diante de Deus), vivem pela fé no que de melhor Deus tem para oferecer, creem no suficiente e irrevogável amor de Deus e conseguem viver em paz, pleno e cheio da presença de Deus. Temos que buscar comunhão, abrigo, cumplicidade na luta contra a impureza no meio daqueles que com coração puro, invocam ao Senhor (2 Timóteo 2:22).

Os que possuem o Espírito de Deus, nasceram de novo e se submeteram ao senhorio de Cristo, Deus promete sempre o escape, embora as tentações e os apelos sejam "quase" irresistíveis. O Deus fiel providenciará o escape, o meio de sair correndo, fechar a porta, clicar na pausa, fechar o site, riscar o endereço da agenda, eliminar o número do telefone, apagar o endereço do msn etc. Veja que Deus diz que não seremos tentados além do que podemos resistir, por isso, embora Ele recomenda a fuga constante das oportunidade diabólicas, das armadilhas sensuais, Ele promete também uma porta de escape, uma possibilidade concreta de suportar a pressão e, eventualmente, fugir pela porta do escape.

Não precisamos andar sós, provar o primeiro gole, brincar de "ficar", fazer jogo das descobertas, passar pelos lugares obscenos, fingir que não se importa em ser usado ou usada, posar de herói, experimentar para contar vantagem, ter medo de ficar fora da moda, ser chamado de "careta", não temos que passar pelo portão da sensualidade quando a outra calçada oferece coisa limpa, pura, digna, respeitosa e segundo o plano de Deus.

Deus não quer frustrar os seus legítimos desejos, mas primeiro você precisa aprender a ter prazer nEle (Salmo 37:4), fazer dEle o seu bem maior e, segundo a sua fidelidade, Ele suprirá suas necessidades para muito além do que você imagina. Ninguém terá que esperar demais, quando temos em Jesus o nosso TUDO, nosso alento, nosso valorizador, nosso amigo, nosso salvador. Assim, mesmo enquanto espero, sou feliz nEle, me contendo nEle, me preencho dEle, e sendo ele misericordioso acrescentará os aspectos do prazer segundo o seu padrão e coração. Eu cri e provei, por isso escrevi.

por Pr. Armando Bispo em 20/11/2010

VÍDEOS