Devocional 16 - Casar pra quê?


“Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.” (1 Coríntios 7:9)

“O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.” (Hebreus 13:4)


Todo jovem seja homem ou mulher deve almejar constituir família, viver a graça de amar pessoas com as quais conviveremos a vida toda. Família é o espaço do amor tolerante, leal, amigo e fraternal, nela experimentamos, a partir dos cônjuges, o companheirismo, a amizade, o transbordar daquilo que temos em Cristo - amor para dar. Através do casamento, duas mentes, duas vidas se encontram depois de sonharem juntas o futuro e a vida a dois, depois vem a descendência, algo que seja resultado do processo de amizade, admiração, amor, sexo e procriação pelo modo mais natural - um homem e uma mulher se multiplicando no milagre da vida que gera vida.

Antecipar um ato ou uma experiência sexual que não tenha o contexto permitido e abençoado do casamento é ignorar o plano divino e assumir o controle do destino, determinando que sexo não precisa de compromisso para a vida. Deus nunca planejou assim e jamais abençoará tal empreendimento. Ao contrário, Deus promete punir os adúlteros que traem e banalizam o compromisso, assim como os impuros que antecipam a relação e fazem do sexo antecipado uma paródia do amor.

Pais, vamos preparar nossos filhos não para a independência, mas para a dependência de Deus e para o prazer de constituirem família. Vamos preparar nossos meninos para o trabalho responsável e provedor, com equilíbrio emocional para assumirem aliança de amor, com pureza e fidelidade. Vamos preparar nossas meninas para o prazer de serem executivas do lar, estudantes e profissionais que deixem um legado de relacionamento familiar com ou sem filhos para a glória de Deus. Vamos estimular nossos jovens a serem castos, puros, responsáveis, trabalhadores e capazes de sonhar com a família e o prazer pleno que o casamento pode oferecer.
Cama sem mancha anterior, orgão sexuais sem sequelas do narcisismo, organismo limpo de doenças sexualmente transmissíveis, sonhos e planos sob a direção de Deus, brancura que traduz a pureza interior, relação sexual sem as deturpações animalescas da pornografia, leito sem mácula, relação "natural" sem projeções eróticas desrespeitosas e manchadas de perversões. Casar sim, mas para viver a plenitude do amor de Cristo no companheirismo, no sexo, na procriação responsável e na contrução de um lar que serve a Deus.

por Pr. Armando Bispo em 23/11/2010

VÍDEOS