Devocional 18 - Dependentes de Sexo



“Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.” (2 Pedro 2:19)

Deus instituiu a família como o berço do seu amor que passaria dos pais para os filhos, demonstrando o valor, a importância e o sentido da existência de cada ser. Desde o ventre da nossa mãe, deveríamos estar recebendo afirmação, carinho, cuidado, valorização na medida representativa do amor de Deus por nós, e, a medida que vamos crescendo, podemos conhecer mais e melhor a fonte de amor na pessoa de Jesus.

Infelizmente, muitos de nós nascemos debaixo da rejeição dos pais, sem demonstrações claras de apreço e cuidado, a ponto de sermos entregues nas mãos de terceiros incapazes de nos fazer sentir importantes, cuidados, valorizados e amados por Deus. O resultado disso é a enorme carência de amor que nos empurra para o mundo em busca de significado, valor e atenção, na tentativa de sublimar a profunda dor da alma preterida.

O prazer de ser amado, valorizado e honrado pelos pais terrenos e finalmente por Deus é substituído pelo prazer momentâneo de um orgasmo fortuito, de um encontro aventureiro, de uma carícia anônima, de uma cena erótica revista, até que nos tornamos refém do gole que jamais sacia a nossa sede. Hora da verdade: imagens, gestos e ações compulsivas nos escravizam e nos dominam ao ponto de perdermos a vergonha, o pudor e o respeito pelo sagrado.

Admitir a compulsão por sexo, seja na impureza mental, seja na automanipulação, seja no contato físico com coisas, pessoas e até animais, seria o primeiro passo para a real libertação destas práticas escravizantes. Compartilhar a luta, denunciar a prática e confiar em Jesus para uma total e plena libertação são passos importantes no processo de cura dos que precisam conhecer como o amor de Deus preenche os espaços vazios do coração e da mente, acima de tudo, resgatando a dignidade e o controle sobre os impulsos sexuais. (1 Ts 4:3,4).

Todo adicto em sexo precisa de ajuda, mas toda a ajuda só pode ser dada a quem de fato admite o erro e se coloca à disposição para compartilhar com alguém, principalmente, seu grupo pequeno, suas lutas, fragilidades e compulsões. No grupo, no Celebrando a Restauração, no Retiro Espíritual e na renovação da mente pela leitura e meditação na Palavra de Deus, o dependente de amor e sexo encontra as ferramentas que o coloca no caminho da vitória e da restauração.

por Pr. Armando Bispo em 25/11/2010

VÍDEOS