Devocional 19 - Grande conhecimento; enorme vazio





“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.” (Efésios 2:1-2)

É um mito e uma falácia a afirmação de que temos explicação e conhecimento suficiente para tudo. A ciência ainda acumula enormes lacunas de explicação sobre o universo, sua origem, seu destino e sobre a real razão da vida neste imenso e, ao mesmo tempo, ínfimo planeta. A pós-modernidade reage contra a departamentalização do sagrado e do secular, pois desde o século XIX os pensadores transformaram o espíritual e o material substâncias tão separadas quanto água e óleo, com isso, criou-se um abismo entre o sagrado e o profano, entre o divino e o humano, entre o espiritual e o material. Era como se céu e terra nunca fizessem parte de um mesmo sistema.

Desta forma, ficou fácil matar a ideia de Deus, ignorar o próprio Deus e anular a possibilidade de sermos também, seres espirituais. Tudo isso, gera no ser humano um vazio, um buraco emocional que só Deus pode preencher. Primeiro, porque fomos criados para a comunhão com o Criador, fomos desafiados por Ele a andarmos Nele, com Ele e na presença dEle - Jesus, sendo que nada pode substituí-lo sendo ele o único capaz de nos preencher em tudo, inclusive nossa carência existencial.

Não admitir a necessidade do espiritual é o mesmo que negar que precisamos de ar para respirar. Somos seres espirituais, temos uma alma que habita e controla nosso corpo, sendo ela a porta de comunicação com o divino, com o transcendente, com a deidade que se revelou através do Filho Jesus. Além da presença do divino, temos dEle o guia de vida capaz de gerar em nós saúde, equilíbrio emocional, esperança, perseverança, certeza de que Ele tem o melhor, mesmo que as circunstâncias digam não.
O conhecimento humano avança, porém, ignora a essência da vida possibilitada pelo constante contato com o Criador. Este conhecimento destituído dos valores e princípios divinos transforma-se numa arma de morte, pois, ignora os princípios da liberdade que temos em Cristo e nos remete a uma escravidão maligna, sem precedentes e que conduz a raça humana ao corredor da morte pela falta de Deus.

por Pr. Armando Bispo em 26/11/2010

VÍDEOS